Songs

Cantos de Aapoeira Angola

… cantar, tocar, e jogar …
Mestre Pastinha dizia que os capoeiristas, quando estavam em brincadeiras (em roda),

respeitavam os mestres e os companheiros, improvisando gestos, cantos e respondendo em coro.

Dizia, ainda, que não é defeito não saber cantar, mas é defeito, e proibido na bateria, não saber responder em coro ao cantador, que canta um enredo improvisado.

A música é executada especificamente para a realização da roda de Capoeira Angola. Com a função de conduzir e instruir os jogadores, obedece a um acordo de cavalheiros criada por Mestre Pastinha, no momento que solicitaram o mesmo para que organiza-se a Capoeira Angola, na antigo roda do Gengibirra.

Nas rodas de Capoeira Angola a musicalidade segue uma regra, sequencia de musicas e seus diversos significados, organizados na seguinte sequencia:

• Ladainha: A Ladainha é um canto inicial onde seu conteúdo pode ser épico ou não, tendo como tema feitos de grandes capoeiras, relacionamento com crenças religiosas, observações sobre determinados feitos ou acontecimentos da vida capoeiristica do cantador e fatos históricos. Neste momento se faz necessário uma reflexão dos outros capoeiras sobre o que esta sendo cantado pelo cantador ou seja é um dos momentos mais solenes da roda de Capoeira Angola. A ladainha geralmente é cantada por quem esta coordenando a roda de capoeira (O Mestre ou algum aluno designado a tocar o instrumento carro chefe o Gunga), em momentos pode ser designado a um jogador ou outro capoeira tocando outro instrumento, o jogador pode solicitar para cantar uma ladainha ao Mestre ou pessoa que esteja tocando o Gunga.

• Chula: A chula é o momento em que o capoeirista agradece e louva de acordo com suas crenças, neste momento é respondido em forma de coro por todos os outros capoeiristas.

• Corrido: O corrido é dividido entre o cantado e o coro, durante a roda o cantador pode cantar diversos corridos de acordo com a sua habilidade, os corridos têm um significado especifico para a realização do jogo. Por exemplo, alguns têm a finalidade de intensificar o andamento do jogo, como Ai ai ai ai, São Bento me chama. Outros são usados para aumentar o ritmo , como Eu pisei na folha seca vi fazer chué chuá. O corrido pode também provocar a diminuição do andamento dos movimentos dos jogadores, como: Divaga, divaga, divaga devagarinho, para jogar mais em baixo como: Jogo de dentro, jogo de fora, jogo bonito esse jogo é angola, Para jogar mais bonito e com mais performasse como: Ai ai Aidê, joga bonito que eu quero aprender, entre outros usados em situações diversas.

Lembrando que os corridos são as únicas cantigas usadas durante os movimentos dos jogadores de Capoeira Angola, pois não se joga durante uma ladainha, muito menos na parte da chula.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *